Benefícios da alimentação para a saúde do coração.
As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos.
Quais são os alimentos bons para o coração?
A Alimentação Cardioprotetora divide os alimentos em grupos:
1. Grupo verde
O grupo verde é composto por alimentos que contêm substâncias que protegem nosso coração, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e não contêm nutrientes que podem prejudicar o coração, como gordura saturada, colesterol e sódio.
O grupo verde inclui alimentos como:
Frutas, verduras, legumes, feijões e leite e iogurte desnatados;cebola, óleo de soja e sal refinado (utilize sal e óleo com moderação!).
Grupo amarelo
É composto por alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários, mas que contém mais energia, gordura ou sal. Por isso, controlar o consumo desses alimentos é importante no manejo dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, pois o consumo em excesso pode resultar em ganho de peso e aumento dos triglicerídeos.
O grupo amarelo inclui alimentos como:
Pães (francês, caseiro e integral); cereais (arroz branco, integral, aveia, granola, linhaça); macarrão; tubérculos cozidos (batata, mandioca, cará, inhame, mandioquinha); farinhas (mandioca, tapioca, milho e de rosca); castanhas (castanha-do-Pará, castanha de baru, amêndoas, castanha-de-caju, nozes); entre outros.
é importante destacar que esses alimentos devem ser consumidos com moderação e não em baixas quantidades, pois oferecem energia.
Grupo azul
Apesar de ser composto por alimentos in natura, minimamente processados e processados, o controle do consumo é importante para pessoas com fatores de risco cardiovascular. Inclui alimentos que contêm maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol, que podem fazer mal para o coração.
O grupo azul inclui alimentos como:
Carnes, queijos, ovos, manteiga e doces caseiros.
Devem ser consumidos em pequenas quantidades e em menor proporção em relação aos grupos anteriores.
Comments